Bem-vindo 2019|Como escrever um artigo de sucesso.

Bem-vindo 2019|Como escrever um artigo de sucesso.

27 de Janeiro de 2019 6 Por danielaalexandraepereira

Bem-vindas a 2019…

Olá a todas, sejam bem-vindas ao primeiro artigo de 2019. Sei que o primeiro mês do ano está a chegar ao fim mas não podia deixar de vir aqui, desejar-vos um excelente 2019 e dizer-vos que espero que neste novo ano, alcancem todos os vossos objectivos pessoais e profissionais.

Posto isto, começo o primeiro post deste ano dando-vos algumas dicas, que fui anotando durante o ano passou, de como escrever um artigo de sucesso.

Como escrever um post/artigo de Sucesso

1. Escolhe um tema baseado na recolha de dados/actualidade

Para produzirmos e oferecermos um conteúdo de qualidade, temos de que ter em atenção alguns aspectos de grande importância.

Como por exemplo, a escolha do tema. É importante que o tema do vosso artigo esteja inteiramente relacionado com o vosso nicho e/ou público alvo. Este pequeno aspecto pode fazer toda a diferença, no alcance da vossa publicação e por consequência trazer-vos novos seguidores.

Algo muito importante dentro da escolha do tema é o seu interesse. Se o tema que vocês escolheram é da actualidade, dinâmico e se interessa abordar junto da vossa comunidade.

Para isso deixo-vos também uma dica crucial que diz respeito às palavras-chave que por vezes escolhemos. Por mais que pensemos que não influencia, a palavra chave correcta abre-nos portas junto dos grandes criadores de conteúdo. O que vai suceder-se é que o nosso conteúdo vai estar “dentro” de uma grande rede junto de artigos similares.

2. Ser claro e objectivo

É importante que enquanto estiveres a escrever o artigo, estabeleças uma conexão onde o conteúdo irá ao encontro do que o teu leitor procura.

Isso, vai permitir que o teu artigo fique muito melhor, já que ele tem todas as informações dadas no momento certo. Assim o teu leitor não irá ter dúvidas e com isso irás aumentar a tua credibilidade, conseguindo que ele volte sempre que publiques algo novo.

3 e 4. Cria uma boa introdução/ Conteúdo Envolvente

A introdução a qualquer tema precisa ser forte para levar o teu leitor a ficar interessado até ao final do teu artigo.

Tens imensas formas de estruturar uma introdução:

  • Podes começar com uma pergunta;
  • Fazendo um pequeno excerto de boas vindas;
  • Contando uma história;

O facto de grande importância e onde está o sucesso do teu artigo vai ser sempre, mas sempre, conseguires “prender” a atenção do leitor.

Ainda dentro deste subtítulo, debruçamos agora a nossa atenção sobre o desenvolvimento do artigo. Criar um conteúdo envolvente, não é deveras, tarefa fácil. Por isso um conselho que te dou, é de que não ultrapasses em média 3 a 5 linhas por parágrafo.

Desta forma a leitura vai ser simples, de curta duração na abordagem de cada tema.

5. Definir um título

Tarefa para mim dificílima é a escolha de um título para os meus artigos. Confesso-vos! É de todas a etapa mais complicada enquanto produtora de conteúdo online. Pois vejam bem, as etapas pelas quais passo até à decisão final.

Pessoalmente, escrevo em média até 5 títulos, desses costumo seleccionar os dois de que mais gosto. E posteriormente, entre esses dois, escolho então um só.

E está e a dica que vos deixo e que tem resultado imenso comigo nos últimos tempos. Um bom título e um artigo harmonioso, e com todos os passos do SEO bem alinhados, dá-vos maiores chances de subir nos motores de busca da google.

Por fim ponto 6 e 7…

A divulgação do conteúdo/ recorrendo aos botões de compartilhar

A divulgação do conteúdo, pode ser feita de maneiras muito produtivas e inspiradoras. Vejam as seguintes dicas:

  • Recorrendo ao excerto do nosso artigo;
  • Partilhando em grupos de temas relacionados;
  • Criando anúncios;
  • Usando o e-mail;
  • Criando uma Newsletter;
  • Publicando nas restantes redes sociais;
  • Solicitando a colaboração de amigos ou colegas de “nicho.

Botões de compartilhar…

Outra das formas de partilhares o teu artigo e alcançares mais pessoas é usando os botões de compartilhar. Logo abaixo de cada post/artigo costumamos ter o botão de facebook, twitter, pinterest.

Então basta clicar sempre em cada um deles logo após o término do nosso artigo. E assim aumentar as visitas ao vosso site/blog, bem como o número de seguidores nas vossas redes sociais.

Em suma, espero ter-vos ajudado na produção dos vossos conteúdos para 2019. Espero sinceramente, de coração, que tenham gostado destas dicas. E estejam plenamente à vontade para me contactar abaixo nos comentários, ou por email.

Beijinhos,

Adanielapereira